6 de jan. de 2014

Chip de 192 núcleos faz celulares ganharem games com gráficos de PS4


Os smartphones agora usufruem da bela capacidade gráfica dos videogames de nova geração, como o PlayStation 4 e o Xbox One, e que superam os "antigos" PlayStation 3 e Xbox 360.

O novo Tegra K1, da Nvidia, traz 192 núcleos e tecnologia que se vê apenas em PCs de ponta para que os jogos tenham alta qualidade, transformando os dispositivos móveis em verdadeiras máquinas para games.

A Nvidia é a primeira no mundo a ter essa quantidade de núcleos e usar o motor gráfico de jogos de consoles em seus aparelhos portáteis, o que permite efeitos visuais, texturas de alta definição e efeitos de iluminação e de fumaça. De acordo com Jen-Hsun Huang, presidente da fabricante de placas de vídeo, "as pessoas vão achar que a tecnologia é extraterrestre".

O nome K1 vem da tecnologia de placas de vídeo Kepler, usada nas placas da empresa para computadores, o que eleva o visual simplório da maioria dos jogos de celular ao nível dos consoles e dos PCs. E mesmo com todo esse poder de processamento o consumo de energia é baixíssimo.

O estúdio Epic Games, responsável por jogos como "Infinity Blade", para iOS, levou o motor gráfico Unreal Engine 4, o mais avançado da companhia, para o Tegra K1. Com isso, rostos de personagens ganharam vida, detalhes e imperfeições da pele em uma demonstração, ou seja tudo parece muito mais real.

Haverá duas versões do Tegra K1, que, segundo o presidente da Nvidia, já deve equipar tablets e smartphones no segundo trimestre de 2014: uma de 32 bit e uma de 64 bit, que virá com o processador Denver, próprio da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário