7 de mai. de 2014

Star Wars: games passam a não contar mais na história


Mesmo dos primeiros jogos sendo meras adaptações dos filmes, com o tempo a cronologia em games foi evoluindo e tomando uma forma mais complexa, com personagens inéditos que passaram a contar para a cronologia em caráter oficial e até mesmo a exploração de outros cenários, nunca antes vistos, como a Antiga República.

O melhor exemplo disto é o game Star Wars: Shadows of the Empire, lançado para Windows e Nintendo 64, em 1996. O jogo era uma aventura incrível, que se passava entre os filmes antigos e mostrava Luke Skywalker enfrentando um inimigo que sequer havia aparecido nos episódios 4, 5 ou 6 de Star Wars. Porém, Skywalker era um personagem secundário nesta saga, já que o personagem do jogador era Dash Rendar, um mercenário a serviço do jedi. Sua missão era resgatar a Princesa Leia, irmã de Luke, e recuperar alguns planos perdidos do Império. Este foi um dos games mais ambiciosos da saga, justamente por trazer uma narrativa cinematográfica, com direito a pequenos “filminhos” entre as cenas de jogo, e também por apresentar, pela primeira vez, novos personagens tão importantes.

Os games de Star Wars também deram uma boa atenção aos pilotos de naves, heróis que muitas vezes são esquecidos ou considerados dispensáveis nos filmes.  Games como Star Wars: Rogue Squadron ou X-Wing fizeram enorme sucesso e deram o espaço merecido para esses heróis nunca antes mencionados na saga.
Rogue Squadron, por exemplo, lida com o esquadrão rebelde de mesmo nome, comandado por Luke Skywalker e também Wedge Antilles, outro personagem dos filmes. Apesar de controlarmos Luke por algum tempo, os jogos desta saga também dão espaço para outros heróis. Já na série X-Wing, assumimos o controle de um piloto anônimo, que não chega a ser nomeado no início, para lidar com as forças imperiais. Ambas as séries tiveram muitos jogos lançados, principalmente X-Wing, em diversas plataformas.

Com a nova diretriz da Disney para o Universo Expandido de Star Wars, todos os games da fraquia passam a ser desconsiderados da história oficial. Eles ainda existem, ainda aconteceram, mas os autores dos filmes, games e livros que se seguirem daqui em diante, terão liberdade para ignorar qualquer coisa que ocorreu nestas aventuras de outras épocas.

Muitos fãs reclamaram disso, é verdade, mas a produção dos novos filmes justifica sua decisão como forma de facilitar a liberdade dos autores para os próximos capítulos e também o entendimento de novos fãs, que não acompanharam estas fases da história de George Lucas e a família Skywalker. Resta aguardar pelo que vem pela frente e torcer para que tenhamos alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário